O Tempo e o Modo de Maio 1974

Data
Maio de 1974

O primeiro número de O Tempo e O Modo publicado após 25 de abril de 1974 (ver recorte anexo) evoca o assassinato de Ribeiro Santos, "levado a efeito por um agente da PIDE com a colaboração de "dirigentes estudantis" reformistas na tarde do dia 12 de outubro de 1972". E assinala que a sala onde Ribeiro Santos tinha sido assassinado fora entretanto dividida em duas e transformada numa secretaria, tentando assim ocultar o crime que ali fora cometido - "para os dirigentes estudantis oportunistas, Ribeiro Santos sempre foi um pesado fardo nas suas consciências".

Nesse mesmo número, o TM regista o falecimento num acidente rodoviário de José Maria Martins Soares, dirigente estudantil, advogado, redator principal de O Tempo e o Modo, e destacado militante do MRPP.

 

Evocação de Ribeiro Santos em O Tempo e o Modo n.º 104, Nova Série, de Maio 1974
1

destaques

Direcção-Geral de Segurança
Reorganização da Direção-Geral de Segurança (a PIDE mudou de nome para DGS)
Remodelação governamental
Remodelação do governo de Caetano: entra Cotta Dias para as pastas da Economia e das Finanças, substituindo Dias Rosas.
O "clima de paixão" visto pelo IST
O Conselho Escolar do IST aprovou um documento "para evitar que o "clima de paixão" induzido pelo incidente ocorrido no ISCEF no passado dis 12 possa perturbar brusca e irreversivelmente as condições normais de funcionamento que se estão verificando no IST"