Conteúdos

"Informação" PIDE/DGS

Um agente da PIDE/DGS assina uma "informação" visando Ribeiro Santos e José Lamego, após o assassinato do primeiro e o ferimento do segundo, ambos às mãos da polícia política.

12 de Outubro

A data de 12 de outubro foi sempre uma referência para quantos se identificaram com Ribeiro Santos

17 de outubro de 1972

No dia 17 de outubro de 1972, o diretor do ISCEF (atual ISEG) enviou uma “informação” ao Ministério da Educação Nacional sobre os 4 alunos que se apresentaram aos exames de aptidão àquele Instituto e o boicote que se registou.

3.º aniversário do MRPP

A Federação dos Estudantes Marxistas-Leninistas (FEML) assinalou o 3.º aniversário da fundação do MRPP.

50 anos depois

Passados 50 anos, queremos assinalar o heroísmo e o exemplo de José António Ribeiro Santos, assassinado por agentes da PIDE/DGS no dia 12 deb outubro de 1972.

50.º aniversário

Na entrada para o Miradouro do Monte Agudo, em Arroios, foi assinalado o 50.º aniversário do assassinato a tiro pela PIDE/DGS de José António Ribeiro Santos.

A "reconstituição"

Para organizar a “reconstituição” do crime, a PIDE/DGS fez deslocar ao anfiteatro do ISCEF uma vintena de agentes.

A arma do crime

O agente da PIDE/DGS que assassinou Ribeiro Santos utilizou uma pistola Walther, modelo PP, de calibre 7,65 mm

À População!

Por todo o lado, foram lançadas tarjetas informando a população sobre quem era Ribeiro Santos e como fora assassinado pela PIDE/DGS.

Abandono da UNESCO

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Patrício, anuncia a saída de Portugal da UNESCO.

Acusação

O advogado Joaquim Mestre, em representação do pai de Ribeiro Santos deduziu acusação contra o pide Gomes da Rocha, pondo em especial destaque algumas questões essenciais.

Águas turvas

Com data de 11 de janeiro de 1973, o inspetor-adjunto da PIDE/DGS Alberto Henrique de Matos Rodrigues assina o relatório do auto de corpo de delito, para que fora nomeado.